quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Prospecção de tangerinas

Hoje decidi escrever sobre aquele que é, porventura, o meu maior talento: a prospecção de tangerinas. A necessidade aguça o engenho, já diz o povo, e a minha lendária falta de paciência para caroços e gomos com pele dura demais levaram-me a investir na observação destes frutos.

Tangerinas com casca de laranja, grossa e fofa, em 99% dos casos são uma miséria. Até podem ser doces, mas costumam estar cheias de caroços e os gomos têm regra geral uma pele difícil de esmagar. E se há coisa que detesto é estar a mastigar algo parecido com borracha!

O ideal são aquelas tangerinas claramente achatadas nos topos, e cujo centro dos topos esteja relativamente solto. É bastante simples, basta pressionarem ligeiramente, e descobrirão esta maravilhosa propriedade. É meio caminho andado para estarem na presença de tangerinas fáceis de descascar, sem caroços e sem pele borrachosa nos gomos. Uma espécie de conceito de céu, não acham?

Acreditem que já me passaram pelas mãos milhares de tangerinas. Já sujei as unhas muitas vezes a raspar tangerinas cuja casca estava demasiado colada aos gomos, já regorgitei várias vezes gomos absolutamente intragáveis, e já perdi a paciência outras tantas vezes de cuspir caroços colocados onde não deviam estar. Os caroços servem é para plantar as tangerineiras, porque raio temos de levar com eles quando apenas queremos desfrutar de uma bela e doce tangerina?

Eis um interessante ponto de reflexão para todos os opositores dos alimentos transgénicos. Há lá coisa melhor que uma melancia modificada para não ter pevides? Eu duvido que haja!

Actualmente sou tão expedito a fazer a radiografia de uma tangerina só a partir do seu aspecto visual, que já estou a pensar candidatar-me a adjunto de Passos Coelho para o aconselhar sobre a admissão de novos laranjas para o seu partido. Isto é de particular relevância se pensarmos que Miguel Relvas até à distância se percebe ser uma tangerina cheia de caroços, com uma casca balofa e um conteúdo vazio.

E agora que já sabem como escolher tangerinas, comam muitas que isso evita as constipações. E certamente que ninguém quer ficar em casa com uma constipação, a aturar os programas do Goucha e da Júlia Pinheiro nas TVs nacionais.

1 comentário:

  1. Fiquei maravilhado por esta entusiasmante viagem ao mundo maravilhoso da arte de deglutir tangerinas, obrigado, estou com os olhos rasos de água a comer tangerinas sem parar, graças a este fabuloso texto sem casca mas com muito sumo!

    I_AM_KNOPPIX

    ResponderEliminar