terça-feira, 15 de novembro de 2011

Passe da Justiça

Esta semana, mais uma vez, o governo voltou a surpreender-me pela positiva. Não quero vir sempre para aqui vangloriar os feitos épicos de Passos Coelho, mas é impossível conter-me. Que o Primeiro-ministro é soberbo a fazer farófias já todos sabíamos, o que faltava saber (embora se adivinhasse), é que realmente ele é o maior da minha rua das políticas sociais.

Após grupos e grupos de pessoas covardes e fracas terem passado pelo governo, enfim aparece alguém com coragem para tirar o desconto de 50% nos passes sociais. Conseguiu Coelho, com a sua singular agilidade política (a mesma que usa para colocar e tirar os óculos de ver ao perto), finalmente mexer onde a ferida dói mais. Nesse grupo poderoso, absurdamente organizado e criador de lobbies – a terceira idade.

E pergunta-se: sua Excelência, desde já muito obrigado pela sua audácia, mas que razões o levaram a tão arrojado acto?

E o Secretário de Estado dos Transportes responde: Para uma "maior justiça social na repartição dos subsídios". Isto porque, e explicando resumidamente as palavras do senhor Secretário, anda aí muita gente abastada a andar de autocarro.

Todos nós sabemos do que este senhor fala. Já todos vimos essas pessoas com as suas malas ‘Louis Vitton’ e casacos de pele de crocodilo, deixando os seus Porsches à porta da garagem, para se lançarem alegremente para o metro em hora de ponta. A verdade nua e crua é que todos nós, não conseguimos viver sem poder, pelo menos periodicamente, usufruir dessa dádiva divina que é andar de transportes públicos. Quem pode resistir àquela massa sólida de pessoas de pé a largar a sua fragrância natural? Eu não posso.

Quanto ao resto das pessoas que andam de autocarro, essa minoria que recebe reformas vestigiais e que não tem dinheiro para mandar cantar um ceguinho, têm que compreender que é altura de sacrifícios e que isso envolve algum acarinhamento a tomates endinheirados. Podem ainda felicitar-se por ainda não haver lugares de 1ª e 2ª classe no metro. O cheiro a perfume Channel pode ainda aparecer a qualquer um, a qualquer momento, em qualquer carruagem. Só que 50% mais caro.

Sem comentários:

Enviar um comentário