quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Madeira, outra vez

De facto, a grande questão é só uma: o que raio se passa na Madeira? Como é que uns ilhéus perdidos no Atlântico conseguem criar criaturas como Alberto João Jardim, Rui Alves, Ruben Micael, Cristiano Ronaldo, Dolores Aveiro ou Guilherme Silva?



Esta tem sido a pergunta a assombrar-me as noites em que estou suficientemente cansado para pensar em disparates e suficientemente lúcido para me assustar com eles. Como raio se podem considerar os Descobrimentos um feito histórico dos portugueses, se o João Gonçalves Zarco foi encalhar naquele fim de mundo? Era como se hoje em dia os olheiros do Sporting se vangloriassem da descoberta de Pongolle!

Não se pense no entanto que eu não gosto da Madeira. A Madeira já deu muito ao mundo. Desde logo, o fogo-de-artifício mais bonito e pujante do mundo. Nem o Pinto da Costa se soltava tanto após as refeições preparadas pela Carolina. E logo naquela baía lindíssima do Funchal, mais larga que o esfíncter do Goucha!
Mas não nos dispersemos. O que esconderá aquela ilha para se ter convertido numa autêntica dependência do Magalhães Lemos? Além das casas construídas pelo Governo Regional em zona de enxurradas, bem entendido!

Será da poncha? Chernobyl tornou-se numa área interditada devido a substâncias bem menos agressivas, e realmente não consta que por lá tenha nascido um presidente da câmara a dançar samba para as TVs.

Será da vertigem das aterragens naquele louco aeroporto do Funchal? Nos Açores não há aeroportos assim, e de facto lá nunca nasceram avançados que dizem que o mundo tem inveja deles por serem bonitos e ricos.

Já em relação a estádios inúteis vejo um padrão. O Algarve também tem um estádio que não serve para nada numa localização quase tão absurda como a do estádio do Nacional, e tem de aturar o Macário Correia!

No fim de contas, a Madeira é como a Cicciolina… quanto maior tem o buraco, mais quer mamar. E clientes por lá não faltam.

Mas eu não incorro no erro de pensar que na Madeira só existem loucos. Na realidade acho que existe uma tribo ainda desconhecida nas Desertas. É só uma questão de a procurar.

2 comentários:

  1. ui...Madeirenses eu tenho a morada do trainmaniac se eventualmente quiserem mandar lá por uma bomba, aqui vai:
    Pç. São Bento
    Lisboa
    1200-814 LISBOA

    ResponderEliminar
  2. Espectacular a analogia entre a Madeira e a Cicciolina, esqueceste-te de falar das irmãs azeitolas e malfeitas do Ronaldo, mas fica para a próxima :)

    Ass.: KNOPPIXAS

    ResponderEliminar