segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Consequências do meu pensamento filosófico #4



É no ano de 1940, que um jovem arquitecto recebe uma notícia que há muito esperava. Finalmente, após anos de estudo para concluir o curso, vê-se em mãos com a possibilidade de gerir um novo projecto ambicioso. Faltava-lhe, apenas, uma pequena entrevista com a pessoa encarregue no projecto, de maneira a mostrar o seu plano, para, assim, ter sinal verde para avançar. Até agora, o que sabia, era que se tratava de um complexo, e que seria erguido em Auschwitz. Pois bem, esta é a entrevista exclusiva do arquitecto com o responsável da obra:

Arquitecto: Nem sabe o quanto esperei por este dia, senhor…Heinrich Himmler! Estou, mesmo, muito ansioso com isto tudo!   
Heinrich Himmler: É esse o espírito, rapaz! Estamos mesmo com vontade de acabar este complexo o mais rápido possível. Sem mais demoras, vamos ao que interessa! Que plano tem para me mostrar? 
Arquitecto: Muito bem! O meu plano passa por construir um complexo que tenha tudo disponível, de maneira a ser tudo mais acessível para os seus moradores.   
Heinrich Himmler: Moradores?! Gostei da ironia. Continue.   
Arquitecto: Por isso é que o complexo irá ter campo de golfe, piscina exterior, piscina interior, ginásio, parque infantil e supermercado. Quanto às habitações, serão equipadas com aquecimento central por toda a casa, a cozinha irá ter forno eléctrico e a sala…  
Heinrich Himmler: O quê?!
  
(silêncio) 
  
Arquitecto: Acha demasiado?! Eu posso riscar o supermercado do plano. 
Heinrich Himmler: Só pode estar a brincar comigo!   
Arquitecto: Então, o supermercado mantém-se?   
Heinrich Himmler: Rapaz, diga-me uma coisa: você não tem estado muito atento às notícias, ultimamente, pois não? 

(silêncio)   

Arquitecto: Nem por isso. Passa-se alguma coisa?  
Heinrich Himmler: Sabe, é que o complexo não é, propriamente, para servir como habitação luxuosa.
Arquitecto: Ah, não?! Então, é para quê?   
Heinrich Himmler: Digamos, que vai servir…para…dar alojamento a uma comunidade nova que se vai instalar em Auschwitz. E eles não gostam nada desses luxos.     
Arquitecto: Então, o que quer que eu risque do plano?   
Heinrich Himmler: Bem, o campo de golfe pode ficar. Mas quero sem relva e que os buracos sejam enormes e fundos; as piscinas quero que sejam as primeiras piscinas do mundo sem água; o ginásio pode riscar, porque essa comunidade não tem, assim, grande aptidão física; o parque infantil pode ficar, porque eu e o meu amigo Adolfo somos malucos por essas coisas; quanto ao supermercado, também, pode ficar. Mas só com a secção de enchidos aberta ao público.  
Arquitecto: Bolas, senhor Himmler. Quem ouvir isso dos buracos, até vai pensar que você vai usá-los como vala para queimar alguém. 

(longo silêncio)  
  
Heinrich Himmler: Como?! Naa…bem…é que…eu sou um bocado excêntrico, e gosto de coisas diferentes do normal.   
Arquitecto: Hum. Então, e quanto às habitações? Ficam como eu planeei?   
Heinrich Himmler: Diga-me uma coisa: o aquecimento central pode chegar até que temperatura? 
Arquitecto: Depende. Até que temperatura quer que seja suportável?   
Heinrich Himmler: A uma temperatura que seja insuportável para o ser humano. 
Arquitecto: Desculpe?!   
Heinrich Himmler: Continuando. Gostei da ideia dos fornos. Diga-me mais uma coisa: é possível criar fornos das dimensões de uma pessoa?   
Arquitecto: Porque raio quer fornos dessas dimensões?!   
Heinrich Himmler: Então…é que…essa comunidade…adora fazer pizzas. Estão sempre a fazê-las, os tolos. Daí, precisarem de um forno dessas dimensões.  
Arquitecto: Aaah! Fogo, senhor Himmler, às vezes passa-me pela cabeça que você quer este complexo para matar uma quantidade grande de pessoas!
Heinrich Himmler: Oh...esta juventude...você...não seja brincalhão! Vá, muito bem, por mim, tem luz verde para avançar com o projecto. Vamos lá despachar isto! É que a comunidade não vê a hora de sentir o “cheiro” deste novo complexo. Eles até nem vão dormir quando virem isto!

1 comentário:

  1. eu já consegui! apenas tenho a acrescentar que foi difícil ler heinrich himmler em todas as falas do senhor.

    ResponderEliminar