terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Bom, o Mau e a Maçonaria

Jerónimo Martins e a fuga para a Holanda. TDT e o interior do país. Relvas a convidar-nos a sair. Maçons e corrupção. A última semana foi a semana em que tudo aconteceu. E apesar de ter indignado toda a gente, ainda ninguém conseguiu perceber bem o que se passou nem ter opinião certa sobre os acontecimentos. Eu desconfio que eles fazem de propósito e fazem como aos cães, quando lhes atiram de uma vez 3 ossos de vitela para a frente da vista. Mandam-nos todas as notícias importantes de uma vez para nos deixar atordoados e incapacitar-nos totalmente das nossas faculdades. O mais novo do Tony Carreira também dá uma mãozinha nesta secção.

Coisas que me andam a confundir. Essencialmente, a história da maçonaria. Maçonaria isto e maçonaria aquilo. O que me leva à pergunta: mas o que raio é a maçonaria? Ah porque somos uma sociedade secreta regida por valores altos e nobres e não sei quê. Sociedade secreta? Mas vocês têm 5 anos ou quê. A maçonaria era engraçada no século XX porque andava lá o Fernando Pessoa e não havia televisão por cabo. Hoje em dia, é incompreensível. Se ainda houvessem festas de orgias com anões todas as terças-feiras ainda se percebia, agora um grupo de pessoas que se junta à volta de “princípios de liberdade, democracia, igualdade e fraternidade”. Por favor, vão enganar outro.

Por outro lado, se a ideia de serem uma sociedade secreta até fazia sentido para proteger o anonimato dos membros do clube, essa política tornou-se ainda mais fundamental quando tinham o Fernando Nobre lá dentro e havia uma imagem de sobriedade a proteger. Isso claro, até ele aparecer na televisão e se anunciar como membro fazendo o resto do grupo sonhar com o tempo em que só eram acusados de troca de influências e conluio de poder.

Sem comentários:

Enviar um comentário